NOVOS CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

Com a realidade atual em nosso país, os empresários buscam novas estratégias de atrair os clientes. Desta forma, o diferencial tem sido: a experiência.

Temos como exemplo de experiências a apresentação do prato, consistência dos ingredientes, cheiro da comida e do próprio ambiente, música, iluminação, localização e atendimento. Quanto mais sentidos a experiência envolver, melhor será essa experiência.

O SEBRAE divulgou um estudo chamado: “Experiência gastronômica: uma ferramenta de fidelização e competitividade para bares e restaurantes”. Este estudo traz novas ideias para que os empresários possam aplicar em busca de se diferenciar dos modelos tradicionais de bares e restaurantes.

  • Cliente: a experiência está ligada ao que é valor para ele. O ideal é saber quem ele é, o que ele necessita e deseja no momento do consumo. Com estas informações, foque no atendimento que atenda ao que o cliente quer. É importante salientar que cada funcionário tem papel fundamental no processo.
  • Gastronomia: maior demanda por pratos bem elaborados e bem montados. O paladar é uma percepção multissensorial. Por isso aposte em cores, texturas, sabores e ingredientes exóticos que se diferenciam do que a concorrência oferece.
  • Identidade do restaurante: defina um tema para a experiência e foque na autenticidade.
  • Foco no produto/produtor: alimentos orgânicos, de produtores locais ou sem conservantes podem agregar valor. A comunicação também é importante neste item, o cliente deve saber o que está consumindo e porque os ingredientes são diferentes dos concorrentes.
  • Foco na localização/ambiente: uma bela vista ou um lugar bonito não é condição para o desenvolvimento de uma experiência, mas ajuda. O design do ambiente interno também deve ser pensado.
  • Foco em dimensões sociais: a cultura do compartilhamento incentiva locais que promovam interação, lugarem e que, ao mesmo tempo, façam o cliente se sentir em casa. São chamados de antirrestaurantes.

Acesse o estudo completo: Experiência Gastronômica: uma ferramenta de fidelização e competitividade para bares e restaurantes

Fonte: SEBRAE

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